segunda-feira, 23 de março de 2015

Resenha | Outlander 2 - A Libélula no Âmbar

Oi pessoal. Lá venho eu para falar de Outlander 2 – A Libélula no Âmbar. Eu já mencionei aqui antes que, sou completamente apaixonado pela série. Tanto pelos livros, quanto pela série de tv. Amei o primeiro volume. Me joguei no segundo e... posso adiantar que amei também! No entanto, nesse livro Diana Galbadon conseguiu me mostrar que eu estava enganado. Eu costumo imaginar os finais de livros, séries, filmes... E a autora me mostrou de cara que não vai ser como eu estava imaginando. Boa leitura!


No primeiro volume, a autora havia conseguido deixar meu coração completamente divido, ou melhor, redirecionado. Em A Libélula no Âmbar, muitas coisas vão mudar. Como os possíveis finais para a série que eu poderia imaginar. Vou fazer o possível para que esta resenha não tenha spoilers. 

No início, vamos saber um pouco sobre o futuro. E assim, saberemos de coisas que muitos pensariam que só saberiam no final. Isso quer dizer que, ficamos sabendo do “possível” destino de Jamie e de outros. Eu digo entre aspas, pois nem Claire pode afirmar com tanta certeza assim. Triste, mas ao mesmo tempo esperançoso. E eu acredito que a autora ainda vai surpreender. E emocionar.

Até porque “elas sempre voltam...” ;)

Sobre a adorável Claire, conhecemos um lado mais maternal nessa segunda parte da história. Uma personagem ainda mais forte. Irônica, mas completamente delicada. Os laços entre ela e Jamie estão cada vez mais fortes. No primeiro volume, Claire fez sua escolha e agora deve continuar a se adaptar com a vida no passado.

Escócia 1744. Claire e Jamie estão na França. Os dois pretendem fazer alguma coisa para que a batalha Culledon não aconteça. Eles precisam parar o rei Charles para que não se cumpra a Revolta Jacobina em 1745. Só que para que tudo isso aconteça, eles precisam descobrir meios e, isso não será fácil. A vida segue, Claire começa a trabalhar em um hospital. Como enfermeira, além de ocupar o tempo ajudando as pessoas com aquilo que ela sabe fazer, ficaria a par de possíveis informações.

"E pronunciando seus nomes como se os invocasse, comecei a dar os primeiros passos para trás, atravessando o vazio da escuridão em direção ao lugar onde me aguardavam."

Claire se mostra novamente uma mulher de carácter. No novo trabalho, ela se coloca em confusões, como sempre. As coisas não são as mesmas como no século XX. Apesar da tensão e os riscos tudo se segue. Só que.. há mortos que ressurgem. Um certo capitão volta, e as vidas de Jamie e Claire estão em grande perigo. Logo, precisam voltar para a Escócia o quanto antes.

Então, novamente em Lallybroch, continuam suas vidas com tranquilidade. Só que sempre após um momento de tranquilidade, surge uma tempestade. E as coisas voltam a piorar. A autora recria em seu romance os fatos reais acontecido na Europeia. E devido a vida de Claire antes da viagem pelo círculo de pedras, ela sabe o que acontece na história. Por isso o tem medo. As batalhas que tirarão muitas vidas. Ela mesma conheceu o cemitério dos clãs. Mesmo assim, eles tentam viver seu grande amor. E como ficamos sabendo no início do livro, um amor que sobrevive a distância do tempo. Que rompe com barreiras improváveis.

"Eu havia retornado, e sonhara mais uma vez, no ar frio das Terras Altas. E a voz do meu sonho ainda ecoava pelos meus ouvidos ... - Você é minha - dissera a voz. Minha! E eu não a deixarei ir embora."

Não consigo não amar! A escrita da autora é maravilhosa, tem o dom de prender o leitor sem esforços. Simplesmente sensacional. Sou aficionado em Claire. Ela representa a evolução social da mulher do século XX. Embora, seja delicada e doce, ela é corajosa e um tanto independente. Eu preferia Frank, mas Jamie conseguiu me conquistar completamente. Ele é ótimo. Ás vezes, suas atitudes são quase incompreensíveis a princípio, mas logo adiante elas são explicadas. Deve-se lembrar de que há muitas diferenças de pensamento no século XVIII, do que estamos acostumados. Há muito o que dizer sobre esse livro, mas uma dela é a mais importante: Por favor vá ler esse livro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário