sexta-feira, 18 de abril de 2014

Resenha | Adultério

Olá pessoal, como estão? Eu nunca tinha lido nada de Paulo Coelho. Quando recebi um e-mail da editora Sextante oferecendo a leitura, pesquisei rapidamente sobre essa história, logo aceitei por que ela me chamava muito a atenção. Quando comecei a ler isso aumentou e seguiu por diante cada vez mais. Fiquem com a resenha de Adultério, por Paulo Coelho. 


Linda tem 31 anos, é casada e tem filhos. Seu marido é muito rico, ela é jornalista em uma das mais famosas revistas do país. Tem roupas, um corpo e uma vida de dar inveja a qualquer outra pessoa, ou como ela diz: "o corpo que os homens desejam e as mulheres invejam." Eles moram em Genebra na Suíça, eu adorei esse detalhe já que eu estudo lingua germânica e adoro o sotaque suíço. Apesar de ter essa vida, Linda tem um problema que fica mais claro com o passar das páginas. Antes de tudo já devo dizer que eu adorei essa personagem, por que ela fala da vida como ela é. Simples assim? Melhor ela fala da realidade mesmo. Já suas atitudes...

Ela tem uma família [aparentemente] perfeita, uma vida [aparentemente] feliz. Mas Linda não é feliz. Ela foi feliz no passado, mas hoje sua vida é simplesmente um tédio. Vive somente por que é automático viver. Falta alguma coisa dentro do seu corpo que a não deixa realmente sentir emoções. Algumas coisas quem eram, agora já não são mais suficientes. Uma vida triste, onde tudo é somente rotina.

"Então me dou conta de que palavras como "otimismo" e "esperança", que lemos em todos os livros que tentam nos deixar seguros e preparados para a vida, não passam disto: palavras." - ela leu livros de auto-ajuda também."

As coisas mudam e Linda se sente diferente quando ela reencontra um ex-namorado de muitos anos atrás. Eles conversam e tudo parece ser tranquilo, ele hoje é político e também é casado. Também tem uma vida muito promissora. Então, Linda se ajoelha e lambe. Eles transam ali onde estavam, e o que parece ser algo rápido (e foi, segundo ela foi menos de um minuto) teve consequências fortes. Mas no sentido de que mais tarde já em casa ela sentiu muito desejo sexual, e a chama de felicidade e prazer queima novamente dentro dela.

Linda que nos narra toda a história passa de uma mulher sem vontades de viver, para uma desesperada para reviver o passado. Nem tudo é ético, diz ela mesma. Essa obra de Paulo Coelho deve ser lida com olhos neutros, pois assim você captar as muitas mensagens que Linda nos passa. Não é o fato de ela trair, mas sim o porque de que Linda trai. Por essas e outras nuances é que vejo a grandiosidade da repercussão que o autor tem. Eu me diverti também com essas história, a personagem é foco mesmo ela nos faz [realmente] ver o mundo por seus olhos.

Impossível deixa isso de fora, confiram:

"Mesmo sabendo que todo mundo, em algum momento, sentiu-se total e absolutamente só, é humilhante dizer -Estou só, preciso de companhia, necessito matar este monstro que, assim como os dragões de contos de fada, todos acham que é fantasia, mas não é."

Hey! A partir disso eu posso reler dizendo que a suposta metáfora dos dragões de contos de fadas, que os heróis tem que matar, seriam então, uma força animal que existe dentro da princesinha "indefesa"? O super herói forte tem que dominar e matar o dragão que lança chamas? HAHAHAHAHAHAHA Amei! Eu precisava ler esse livro por isso. Obrigado Editora Sextante e Paulo Coelho.

Maurício Dias//

4 comentários:

  1. Oi Mauricio :)

    Paulo Coelho é cheio de metáforas - isto é, sem dúvida nenhuma, genial!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro dele, mesmo sem ser mto fan de Paulo Coelho, achei a história interessante!

    Adorei o blog, já estou seguindo no face para não perder nada!
    Beijos
    Isadora
    http://novoromance.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece interessante esse livro, o ultimo livro que eu li dele foi ONZE MINUTO que por sinal era um pouco parecida com a minha história naquela época... 2003!!!

    ResponderExcluir
  4. No fim do caminho eu abracei e chorei no tumulo de Santiago.

    ResponderExcluir